Portal

Quem Somos
Zikr
Sama-o giro dervixe
Pir Nureddin
Oração Islâmica
Horário das orações
Conto da Semana
Textos em português
Textos em espanhol
Artigos & Palestras
A Mulher no Islam
Agenda
Contato
Mapa do Site
A Virgem Maria segundo o Islamismo

A VIRGEM MARIA SEGUNDO O ISLAMISMO

Sheikh Muhammad Ragip*

 

 

Maria, mãe de Jesus (as) é assim referenciada no Sagrado Alcorão(Surata 3:42):

 

Recorda-te de quando os anjos disseram"Ó Maria, é certo que Allah te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade!

 

Allah manifesta Sua suprema vontade através de infinitas e magníficas formas. Através do milagre da vida, da sofisticação da consciência, da imensidão do espaço, da incomensurabilidade do tempo,...

 

Dentre as majestosas expressões de Seus atos, Allah criou Adão (as) por Sua vontade, sem pai nem mãe, criou Eva a partir de Adão (as), porém sem mãe e criou Jesus (as) a partir de Maria (as), porém sem pai. Quando Allah deseja criar, Ele manifesta o comando "Seja" e aquilo que é comandado aparece de imediato.

 

No Sagrado Alcorão (Surata 3:45-48) a anunciação a Maria (as) é assim relatada:

 

E quando os anjos disseram: Ó Maria, verdadeiramente Allah te anuncia o Seu Verbo, seu nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, honrado neste mundo e no outro, e estará entre os próximos a Allah..

 

Falará aos homens no berço e na maturidade, e estará entre os virtuosos.

 

Ela perguntou: Ó meu Senhor, como poderei ter um filho se nenhum homem jamais me tocou? Ele disse: Assim será, Allah cria o que deseja. Quando decreta algo, Ele apenas diz: "Seja!" e é.

 

Também na Surata 19: 20-21, tem-se

 

Disse-lhe: Como poderei ter um filho, se nenhum homem me tocou e eu não perdi a castidade?

 

Ele disse: Assim será, pois teu Senhor disse: Isto é fácil para Mim, e desejamos faze-lo um sinal para os homens.e uma Misericórdia: Este é um assunto assim decretado.

 

 

E na Surata 66:12:

 

Maria, filha de Imran, que preservou sua castidade, e nela  infundimos nosso Espírito e ela confirmou a verdade das palavras de seu Senhor e de Suas Revelações e se contou entre os servos virtuosos.

 

Alguns estudiosos islâmicos entendem tal nobreza na Virgem Maria (as) que consideram sua alma de natureza profética, uma vez que, em diversas passagens do Sagrado Alcorão, há indicações de que o Anjo Gabriel (as) lhe dirigiu a palavra. Isto seria prova suficiente de seu caráter profético, uma vez que o Anjo Gabriel (as) só desce para manifestar-se a profetas.

 

Dentre as religiões reveladas, nós muçulmanos consideramos o cristianismo a mais próxima, uma vez que, tal como os cristãos, nós honramos e amamos Jesus (as) e sua abençoada mãe, a Virgem Maria (as).

 

 

Hajj Sheikh Muhammad Ragip al-Jerarri