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Aspectos do Sufismo

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         ASPECTOS DO SUFISMO – Chat com Sheikh Muhammad Ragip*

Planeta "on-line" - novembro de 2001

               Moderador 12:22:55

Sheikh RagipMuhammad Ragip

O sheik Muhammad Ragip da Ordem Halveti Al-Jerrahi, com sede na Turquia, vai conversar sobre o sufismo, o conhecimento místico e esotérico do Islã.  O objetivo do sufismo é fazer o ser humano retornar à fonte original , por meio do conhecimento de si mesmo e de sua função no universo. O sheik Ragip é brasileiro, não tem origem árabe, mas se converteu ao islamismo há 10 anos.   Atualmente  é o representante de sua ordem no Brasil  e o responsável por uma Tekkia, local onde os dervixes  -  os praticantes do sufismo - se reúnem para rezar e  praticar seus rituais.

 

 

shanti 16:01:39

Tenho curiosidade sobre os dervishes. Qual é o objetivo dos "giros" dos dervishes?

 

 sheik Ragip 16:05:30

shanti: O giro é uma forma de zikr, poderíamos dizer também uma forma de oração. A palavra zikr em árabe significa lembrar. Zikr é um processo de buscar a lembrança de Deus e uma das formas de fazer isso é através do sama, chamado por você de giro. Tudo gira no universo, as galáxias em torno de um centro de conglomerado de galáxias, as estrelas em torno do centro galáctico, os planetas em torno dos sóis, a lua em torno da terra, o sangue através do nosso corpo, os elétrons ao redor do átomo, em tudo há movimento, nas ruasm, nas estradas, nos escritórios, nos meios eletrônicos, no giro ou no sama, buscamos nos sintonizar nosso movimento com o movimento infinito de toda criação.

 

 

shanti 16:05:25

Gostaria de saber se qualquer pessoa pode ser sufi.

 

  sheik Ragip 16:07:24

shanti: A palavra sufi pode ser entendida em um sentido mais geral como a pessoa ligada a uma ordem sufi, que decidiu entrar em um processo de crescimento espiritual, buscando conhecer a si mesmo, conhecer sua função na vida e integração com a fonte infinita e divina presente em todos nós. Qualquer pessoa que decide empreender essa jornada, através do caminho do sufismo pode ser denominada de sufi ou dervixe, mas o verdadeiro sufi, com letra maiúscula, seria o ser humano plenamente realizado, muito poucos na história da humanidade.

 

 

shanti 16:06:32

Então o sama é uma espécie de meditação em movimento?

 

 sheik Ragip 16:08:46

shanti: Essa palavra meditação tem muitos sentidos. No sufismo e no islamismo seria melhor usarmos a palavra oração, em que o nosso corpo, a nossa mente e as nossa emoções unificadas buscam uma aproximação amorosa com nosso Criador.

 

 

Moderador 16:07:05

Marina pergunta: Como está vendo essa guerra religiosa entre Israel e Palestina?

 

 sheik Ragip 16:10:53

Marina: Desconheço a existência de uma guerra religiosa. As religiões pregam a paz. O Islã prega a paz. Palavra Islã em sua raiz significa paz. O que gera a guerra é o ser humano em sua incontrolável ambição afrontando os princípios religiosos. É claro que é fácil entender que o povo palestino é vítima de uma injustiça, mas acreditamos que quem pratica a injustiça também é vítima, só que de si mesmo, porque Alá, o infinitamente justo, cobra compensação sempre que o direito de um ser humano é afrontado.

 

 

Moderador 16:07:48

LU pergunta: Como devemos fazer para atingir esse conhecimento interior?

 

 sheik Ragip 16:14:06

Lu: O primeiro passo é ter sido merecedor da misericórdia divina para iniciar esse caminho. Há hadith do Profeta Muhammad (saws) em que Allah nos diz: aquele que conhece a si mesmo, conhece a seu Senhor. Podemos interpretar isso de diversas maneiras. No nível de sono que vivemos, significa conhecer nossos condicionamentos, nossa ambição, nossa arrogância, nossos desejos, nossa ignorância, que são os fatores que comandam a nossa vida. Aprofundando esse conhecimento, com muito esforço e muita fé, talvez um diz possamos conhecer nosso verdadeiro Senhor, nosso Criador, Allah, o um, o único.

 

 

Moderador 16:09:55

Carlos SP pergunta: Sr. Sheiki, o que é exatamente sufismo?

 

sheik Ragip 16:15:22

Carlos SP: A resposta a essa pergunta implica numa variedade muito grande de assuntos a serem abordados. Em uma dessas variantes, poderíamos dizer que é o esforço de nos tornarmos verdadeiros seres humanos e não apenas animais em forma humana.

 

 

Moderador 16:13:09

shakti diz: Eu li que a maioria dos sufis é muçulmana, mas que pessoas de outras religiões e mesmo sem nenhuma religião declarada seguem o sufismo...

 

 sheik Ragip 16:18:10

shakti: Quando vemos um fruto, e esse fruto nos atrai, nos desperta interesse, imediatamente procuramos contato com o fruto, talvez desfrutar do alimento que ele pode trazer ao nosso corpo, mas não podemos esquecer que não é possível a existência do fruto sem a árvore que o produziu, sem as raízes que a prendem ao solo, sem todo um conjunto de fatores que resultam. ao final, na produção do fruto. O sufismo é um dos frutos do Islã. É uma forma de buscar a realização do ser humano em um contexto em que o fundamental é a busca da lembrança do nosso criador Allah através do amor e os parâmetros desse caminho são os que foram revelados por Allah ao profeta Muhammad (saws).

 

 

Moderador 16:13:16

Anônimo1 diz: Gostaria de saber como pode haver meditação e misticismo em uma religião que participa de tantas guerras pelo mundo.

 

 sheik Ragip 16:21:56

Anônimo 1: Meu amigo. Perdoe-me a liberdade de tratá-lo assim. Eu acredito que você é uma pessoa culta e intelectualizada, talvez, mas vivemos em uma época curiosa, podemos atravessar a rua e,numa banca de jornal, encontrar conhecimento que maravilhariam Sócrates, Platão, Aristóteles e muitos outros. Tudo isso ao alcance de nossas mãos por uns poucos reais. Vivemos inundados de informação que não conseguimos processar e compreender. Escolhemos uma área e nos aprofundamos nela. Das outras áreas, o que sabemos? Rótulos superficiais, mal elaborados, que às vezes lemos e ouvimos e tomamos por verdades absolutas. É isso que transparece na sua pergunta. Todos nós em maior ou menor escala somos vítimas dessa circunstância, mas precisamos manter o espírito alerta e a mente aberta e, se tivermos responsabilidade perante a nossa consciência, não formar juízos precipitados, a religião islâmica não participa de guerras. o Islã é uma religião que promove a paz e o crescimento interior do ser humano.

 

 

 Moderador 16:15:30

Carlos SP diz: O senhor diz que o Islã prega a paz. Há paz no Oriente Médio?

 

 sheik Ragip 16:24:09

Carlos SP: Não há paz no Oriente Médio, mas não há relação entre uma coisa e outra. Suponha que alguém entre em sua casa e tire seus bens, o que você fará? Ficará impassível ou procurará defender o seu direito? Agora suponha que você seja religioso, você como um indivíduo não pediria ajuda a seu Deus?

 

 

Moderador 16:16:10

Yasmim pergunta: Por que as mulheres são tão oprimidas nas sociedades islâmicas?

 

 sheik Ragip 16:27:24

Yasmim: É um engano seu, Yasmin, caso você associe essa opressão ao islamismo. A mulher infelizmente é oprimida não só nas sociedades islâmicas, mas em todo mundo. Faça uma visita a uma delegacia da mulher aqui em São Paulo e você vai constatar que isso é um fato, não uma teoria. O Islã enquanto religião trouxe libertação da mulher, trouxe tantos direitos que talvez mesmo em nossa sociedade ocidental esses direitos não são previstos, no que diz respeito à propriedade, respeito à sua opção de vida, à sua religião e muitos outros. Infelizmente, muitas culturas não absorveram integralmente o espírito eqüitativo e justo do Islã e misturaram aspectos culturais de sociedades patriarcais aos princípios libertadores do Islã.

 

 

Moderador 16:20:52

Anônimo1 pergunta: O sufismo tem algo a ver com ioga?

 

 sheik Ragip 16:30:03

Anônimo 1: O sufismo tem tudo a ver com Islã e não com qualquer outra corrente espiritual ou religião. Mas se observarmos o ponto de vista interior, como muçulmanos acreditamos que só há uma única religião, que é a religião de Deus, que se manifestou desde o primeiro profeta, que foi Adão, até os dias de hoje, tendo como objetivo primordial permitir ao ser humano compreender sua verdadeira natureza, parte material, parte espiritual e realizar seu potencial. Nesse sentido, o sufismo e o Islã tem tudo a ver com todas as outras religiões que embora na aparência são distintas, mas em essência procuram nos aproximar de Allah, nosso Criador.

 

 

 Moderador 16:21:22

Marvin-rs diz: Entrei neste chat por ter estudado recentemente a religião muçulmana, e achei muito interessante tudo aquilo sobre Alá, Meca, Caaba e etc. Gostaria de saber do sheik o que ele acha mais importante no islamismo?

 

 sheik Ragip 16:33:45

Marvin-rs: O mais importante no islamismo e na existência do ser humano é Allah. Allah nos criou e estabeleceu um propósito para nossas existências. Como Allah é o mais importante, em decorrência, é fundamental conhecer esse propósito e para conhecer esse propósito, precisamos conhecer a nós mesmos. O Islã e o sufismo fornecem os meios para conhecermos e purificarmos nosso ser e esses meios não foram criados por um ser humano. Esse caminho foi enviado por Allah, através do anjo Gabriel, ao profeta Muhammad (saws), a partir de 610 d.C. Essa mensagem não se constitui em uma nova religião, mas sim a mesma religião que surgiu com Adão e que se manifestou posteriormente em outras formas, como o Judaísmo, o Cristianismo. O Islã veio ratificar essa mensagem no momento em que a humanidade estava pronta para formar uma comunidade universal nesse planeta, porque o Islã é para todos.

 

 

Moderador 16:21:43

BudistaRS1 diz: Zikr é uma palavra que se usa no Arica também... ele deve ter sugado isto do sufismo. E este tipo de apropriação ocorre com outras religões tradicionais... O senhor acha que seria bom evitar isso?

 

 sheik Ragip 16:39:14

BudistaRS1: A palavra zikr tem origem no idioma árabe e significa lembrança, no caso, lembrança de Deus. Quem sabe assim, podemos nos harmonizar com suas leis em nossas existências. Não há como evitar essa apropriação. Um direito fundamental do ser humano, concedido por Alla, conforme está no sagrado Alcorão, é o livre-arbítrio. Temos nosso interesse despertado por um fruto, mas a escolha entre utilizar um fruto artificial, de enfeito, ou desfrutar da possibilidade do fruto autêntico é de cada um de nós, em função do seu interesse, da função na vida e do seu potencial. Não conheço o Arica o suficiente para julgar a autenticidade ou não, a sinceridade ou não do movimento, porque sequer sei quais são seus propósitos. Que mal haveria em utilizar a palavra zikr? Não sei qual o contexto. Haveria maL em tentar utilizar métodos de um caminho fora do seu contexto. Por exemplo, para ir de SP para o RJ pela Dutra, não tem sentido usar pontos de referência da rodovia Ayrton Senna.

 

 

Moderador 16:27:44

Yasmim pergunta: O sufismo é uma pratica individual e individualista...? Existe o conceito de ajuda ao próximo?

 

 sheik Ragip 16:42:13

Yasmim: Um dos pilares do Islã é o zakat. Cada muçulmano tem a obrigação de uma vez ao ano doar aos pobres 2,5% do seu patrimônio líquido. Pode fazê-lo pessoalmente aos pobres que conheça ou através de alguma instituição islâmica. Individual e individualista são conceitos inerentes ao ego, cria fronteira entre nós e os outros e nos impede de compreender que estamos todos ligados à Fonte Única, que é Allah, e por isso, todos ligados uns aos outros. As fronteiras do ego criam as raízes de medo e da violência. Conhecer a si próprio é superar essas fronteiras percebendo a Realidade Última que nos envolve a todos.

 

 

 Moderador 16:30:34

Fernanda pergunta: sheik, gostaria de saber qual o conceito de pecado na sua religião, pois acho que o rótulo pecado é uma coisa da Igreja Católica... o que o senhor acha???

 

 sheik Ragip 16:44:57

Fernanda: As palavras, às vezes nos confundem. Poderemos olhar de outra forma. Se procurarmos nos tornar verdadeiros seres humanos, precisamos conhecer a função de um ser humano com a existência. Allah nos disse qual é essa função no sagrado Alcorão e nos deu os meios para realizá-la plenamente. Poderíamos entender pecado como as ações, os pensamentos, os sentimentos que nos afaastam dessa nossa função como ser humano e que nos afastam de nós mesmos. Que nos alienam da nossa essência mais verdadeira, que nos transforma em autômatos ou marionetes manipulados pelas forças externas desse mundo material ou pelos nossos demônios internos.

 

 

Moderador 16:32:21

Anderson pergunta: O que o senhor acha das idéias de Bagwan Rajnnesh (Osho), pois o mesmo falou muito sobre os conflitos religiosos?

 

 sheik Ragip 16:45:38

Anderson: Me perdoe o desconhecimento. Não me sinto com informações suficientes para opinar sobre suas idéias.

 

 

 Moderador 16:37:00

BudistaRS1 diz: Desculpas se estou polemizando

 

Moderador 16:38:04

Muriel pergunta: Quantas horas por dia você dedica à meditação?

 

 sheik Ragip 16:46:46

Muriel: Que valor poderia ter as peculiaridades do meu dia-a-dia?

 

 

 16:44:34Moderador

BudistaRS1 agradece: obrigado pela resposta... foi útil

 

 

 Moderador 16:44:41

ctba pergunta: Boa tarde! Eu gostaria de saber o que o senhor acha da situação no Afeganistão. Os países árabes poderiam intervir lá?

 

  sheik Ragip 16:50:39

ctba: É um país castigado pela guerra civil, onde problemas de todos os tipos se misturam de uma forma muito dolorosa. Em corpos ameaçados, estômagos famintos, o que que se pode esperar em termos de uma existência digna? Essa questão da interferência é uma questão de política internacional. Não conheço nada disso. Talvez o que todos os seres humanos conscientes e solidários poderiam fazer é prover ajuda humanitária às pessoas vitimadas pelas condições tão graves nesse país. Ou você não acha que há crianças famintas, doentes, viúvas, pessoas abandonadas, sem lares? Talvez melhor do que questionar o que os outros poderiam fazer seria buscar meios para ajudar um ser humano carente, em qualquer lugar do mundo. Talvez você encontre alguns aqui em São Paulo

 

 

Moderador 16:44:47

shakti pergunta: Então, se a pessoa quer ser sufista deve aderir à religião muçulmana? Ou o sufismo é diferente da religião muçulmana?

 

 sheik Ragip 16:52:10

shakti: Todas as práticas do sufismo são derivadas do sagrado Alcorão e das tradições do profeta Muhammad (saws). Se você se aprofundar no estudo da literatura dos grandes mestres do sufismo, você vai ver que todos eles derivam seus ensinamentos dessas fontes. A idéia de um sufismo sem Islã nos parece estranha.

 

 

Moderador 16:51:16

shakti pergunta: O senhor cresceu numa família sufista? Como chegou ao sufismo?

 

 sheik Ragip 16:53:11

shakti: Não. Conheci a Ordem a qual estou filiado em uma viagem a Intambul, na Turquia.

 

 

Moderador 16:51:37

Asaliah pergunta: O que está faltando ao ser humano para que conheça mais a si mesmo? 

 

 sheik Ragip 16:54:00

Asaliah: Essa resposta depende de quem está formulando a pergunta. Para cada pessoa há uma resposta diferente, em função da sua vida e do seu estágio no caminho espiritual.

 

 

Moderador 16:55:41

shakti diz: Desculpe insistir na questão, mas gostaria mesmo de entender. É possível a um brasileiro, por exemplo, sem nenhuma origem muçulmana, aderir ao sufismo?

 

 sheik Ragip 16:57:17

shakti: Sim. Para ser muçulmano ou dervixe, basta Allah permitir e a pessoa querer. Não é necessário aprender o árabe, o turco ou qualquer outro idioma, nem ter origem árabe, turca.

 

 

sheik Ragip 16:59:24

Agradeço as perguntas. Espero que tenha sido possível contribuir com a nossa visão nas respostas e, sinceramente, desejamos que todos encontrem seu caminho de realização espiritual nessa vida. Me coloco à disposição para novas perguntas no telefone: 6646-4166 ou 9622-4155, São Paulo, ou no e-mail: arb.ragip@fs.com.br.

 

 

Hajj Sheikh Muhammad Ragip al-Jerrahi

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